INTRODUÇÃO:
Este Projeto visa trabalhar arte visual com crianças do II período (pre II) na faixa etária de cinco anos, uma versão foi trabalhada na Escola Municipal Lucas Ruan Araujo Alves no bairro Setor Sul em Palmas-TO, na turma P2.02 pela Profª Joelma Leda Martins com o objetivo de utilizar a linguagem das artes visuais para despertar nas crianças o que pode ser feito para retratar a natureza com as suas mãos, visa também a conscientização sobre a parte do corpo humano em destaque (mãos) e a sua importância para nós e a utilização dos dedos das mão para trabalhar os números de 1 à 5.
Este Projeto visa trabalhar arte visual com crianças do II período (pre II) na faixa etária de cinco anos, uma versão foi trabalhada na Escola Municipal Lucas Ruan Araujo Alves no bairro Setor Sul em Palmas-TO, na turma P2.02 pela Profª Joelma Leda Martins com o objetivo de utilizar a linguagem das artes visuais para despertar nas crianças o que pode ser feito para retratar a natureza com as suas mãos, visa também a conscientização sobre a parte do corpo humano em destaque (mãos) e a sua importância para nós e a utilização dos dedos das mão para trabalhar os números de 1 à 5.
JUSTIFICATIVA:
Como justificativa do projeto cito uma parte do livro do professor n° 4 da coleção voo mágico editora Escala Educacional destaca que a arte está presente no dia a dia da criança, pois é uma das formas mais significativas da comunicação humana e sobre as artes visuais dispõe que as mesmas colocam a criança diante de inúmeras possibilidades de comunicação e expressão, integrando o pensamento, a sensibilidade, a percepção, a imaginação e a cognição da criança.
OBJETIVO GERAL:
Como justificativa do projeto cito uma parte do livro do professor n° 4 da coleção voo mágico editora Escala Educacional destaca que a arte está presente no dia a dia da criança, pois é uma das formas mais significativas da comunicação humana e sobre as artes visuais dispõe que as mesmas colocam a criança diante de inúmeras possibilidades de comunicação e expressão, integrando o pensamento, a sensibilidade, a percepção, a imaginação e a cognição da criança.
OBJETIVO GERAL:
Despertar nos alunos opções da possibilidade de criação de figuras da natureza com a suas mãos através de pintura orientada pelo modelo apresentado pela professora.
OBJETIVO ESPECIFICO:
-Demonstração de diversas possibilidades de criação com as mãos
- Melhorar a coordenação motora
- Conhecer o seu corpo (mãos/pés) e sua importãncia
DESCRIÇÃO E TEMPO DE CADA ATIVIDADE:
As atividades serão desenvolvidas no primeiro bimestre de 2012, semanalmente conforme horário de aula de educação artística que compõe o currículo da unidade educacional sendo as atividades divididas conforme segue abaixo:
As atividades serão desenvolvidas no primeiro bimestre de 2012, semanalmente conforme horário de aula de educação artística que compõe o currículo da unidade educacional sendo as atividades divididas conforme segue abaixo:
-1ª aula- Apresentação do projeto à turma e pintura livre com as mãos, apresentação do resultado individual para a turma.
2ª aula- criação de uma flor e de um pavão começo do despertar das crianças para as possibilidades do que pode ser feito com as mãos, através da pintura ( ilustração abaixo), explorando as mãos e nomeando os cinco dedos.
3ª aula- criação do quadro do peixe, cinco dedos um peixe a nadar, um dedo as águas do rio
4ª aula- Criação do quadro coelho e do pato, dois dedos um coelho a saltitar, minhas mãos e o pato no rio
5ª aula- inicio do trabalho em duplas, o sol é de todos nós, nossas mão juntas pode mais, a importância de deixar o colega participar da criação em conjunto, socializar os resultados das duplas. criação de uma arvoré com as mão de todos os alunos da sala.
6ª aula- Continuação do trabalho em duplas, deixando a escolha livre das duplas criação do quadro da borboleta e da flor da dupla
7ª aula- criação do anjo, e utilização dos pés como possibilidade artística despertando a continuidade do projeto para outra fase em sequência à esta.
8ª aula- Montagem com os alunos da exposição dos trabalhos no pátio da escola afim de socializar com a unidade escolar e valorizar os resultados obtidos e contribuindo para a auto estima das crianças envolvidas.
2ª aula- criação de uma flor e de um pavão começo do despertar das crianças para as possibilidades do que pode ser feito com as mãos, através da pintura ( ilustração abaixo), explorando as mãos e nomeando os cinco dedos.
3ª aula- criação do quadro do peixe, cinco dedos um peixe a nadar, um dedo as águas do rio
4ª aula- Criação do quadro coelho e do pato, dois dedos um coelho a saltitar, minhas mãos e o pato no rio
5ª aula- inicio do trabalho em duplas, o sol é de todos nós, nossas mão juntas pode mais, a importância de deixar o colega participar da criação em conjunto, socializar os resultados das duplas. criação de uma arvoré com as mão de todos os alunos da sala.
6ª aula- Continuação do trabalho em duplas, deixando a escolha livre das duplas criação do quadro da borboleta e da flor da dupla
7ª aula- criação do anjo, e utilização dos pés como possibilidade artística despertando a continuidade do projeto para outra fase em sequência à esta.
8ª aula- Montagem com os alunos da exposição dos trabalhos no pátio da escola afim de socializar com a unidade escolar e valorizar os resultados obtidos e contribuindo para a auto estima das crianças envolvidas.
INTERTEXTUALIDADE ENTRE AS DISCIPLINAS:
- As partes do corpo humano, Desenhos da natureza-Ciências Naturais
-Trabalho em duplas ou trio, apresentação dos resultados aos colegas, - Socialização
- Contar os dedos e dobrá-los para criar figuras distintas-matemática
-Limpeza das mãos depois de pintar- Higiene
- As partes do corpo humano, Desenhos da natureza-Ciências Naturais
-Trabalho em duplas ou trio, apresentação dos resultados aos colegas, - Socialização
- Contar os dedos e dobrá-los para criar figuras distintas-matemática
-Limpeza das mãos depois de pintar- Higiene
FORMAS DE AVALIAÇÃO:
- As crianças serão avaliadas, por meio da sua participação prática na sala, serão levantados questões sobre os conteúdos trabalhados em matemática e ciências naturais para através de exposição oral da criança ser observado o seu nível de compreensão sobre os temas trabalhados e se necessário a professora executar mais explanação sobre os pontos principais a ser absorvidos.
- As crianças serão avaliadas, por meio da sua participação prática na sala, serão levantados questões sobre os conteúdos trabalhados em matemática e ciências naturais para através de exposição oral da criança ser observado o seu nível de compreensão sobre os temas trabalhados e se necessário a professora executar mais explanação sobre os pontos principais a ser absorvidos.
3ª aula |
4ªaula |
5ª aula |
Nenhum comentário:
Postar um comentário