quarta-feira, 19 de março de 2014

Trabalho sobre o texto Letramento e alfabetização:as muitas facetas de Magda Soares




No texto em questão as considerações da autora se voltam para o entreleçamento  com outro texto por ela escrito em 1985 de nome “as muitas facetas da alfabetização” na qual a mesma afirma que já se encontrava anunciado o conceito de letramento e defende a indissociabilidade desses dois processos de alfabetização e letramento, tanto na perspectiva teórica quanto na da prática pedagógica.

            De acordo com o texto simultaneamente se deu a invenção do letramento no Brasil, do illetrisme na França, da literacia em Portugual e do reading instrucion, benigning literacy nos Estados Unidos nos anos 80. A autora afirma que em cada tipo de pais houve um processo próprio de invenção do letramento considerando ainda os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos  como interferência  no tipo de letramento que se teve, sendo que no Brasil o processo se deu a partir de um questionamento do conceito de alfabetização considerando que aqui os dois conceit5os se mesclam, se superpõem e freqüentemente se confundem provocando um enraizamento do conceito de letramento no conceito de alfabetização  ao contrario do que ocorreu em países do primeiro mundo. De acordo com o texto está incorreta essa fusão dos dois processos acontecida aqui no Brasil pois tem conduzido a um certo apagamento da alfabetização que a autora denomina como a desinvenção da alfabetização que seria uma das causas responsáveis pelo  processo de perda de especificidade da alfabetização, quando se privilegiou a natureza psicológica da alfabetização se obscureceu-se sua faceta lingüística fonética e fonológica, entendendo ainda que a defesa da especificidade do processo de alfabetização não significa dissociá-lo do processo de letramento.

            A autora sugere ainda a reinvenção da alfabetização na qual afirma que a dissociação de alfabetização do letramento é um equivoco baseado nas concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita e propõe que a necessidade da especificidade da alfabetização, entendida como processo de aquisição e apropriação do sistema de escrita, alfabético e ortográfico; e que como decorrência , a importância de que alfabetização se desenvolva num contexto de letramento. Após a leitura do texto portanto é possível concluir que o ideal sobre o processo de aprendizagem é de que se alfabetize letrando.

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